Com as constantes chuvas no Vale do Paraíba algumas regiões com barrancos sofrem por causa da erosão, a falta de engenharia especializada nas construções de bairros, loteamentos e Vilas resultam em danos causados pela força da água, ruas são construídas ao lado de barrancos que deveriam ser mais analisados ou melhor estruturados antes do início das obras.
Na manhã do dia 08 de agosto de 2011 a rádio Cultura esteve na Rua Ézio Paccini, Residencial Dom Bosco em Quiririm para comprovar o enorme buraco que se abriu no campo próximo a plantação de arroz, o problema da erosão causou desvio da rota do gado que diariamente pastava no campo, um poste de luz bem próximo ao barranco ficou praticamente condenado, o solo veio se degradando por baixo do asfalto afundando as proximidades do bueiro de saída de água fluvial e quebrando as manilhas de vasão de água, o maior prejudicado é o morador de esquina que tem sua propriedade construída na reta da erosão onde sua casa já apresentou rachaduras e o risco de desabamento compromete até mesmo a segurança pública.
A indignação dos moradores foi muito grande devido ao descaso das autoridades pela gravidade do problema, moradores locais relataram à rádio Cultura os prejuízos recentes por falta de cidadania de outros moradores que sem orientação jogam lixo e entulho no campo prejudicando o solo, contaminando o pasto do gado e a plantação de arroz. - A muito tempo jogavam lixo no campo, vinham até de caminhão, quando colocou-se a cerca para o gado não fugir começaram a jogar o lixo e entulho antes da cerca, a única diferença é que o lixo agora fica visível, porém este problema de agressão ao meio ambiente não é de hoje, a erosão do solo é o resultado de anos e anos de descarte incorreto de resíduos e lixos; relatou sr Paulo, morador local.
O lixo precisa ser descartado de forma correta, existem sistemas de reciclagem, sistemas de reaproveitamento de resíduos, formas corretas de se armazenar o lixo sem prejudicar o meio ambiente, vivemos num planeta semi-condenado por falta de orientação, boa vontade e cidadania, não podemos permitir que nossa geração seja refém de nossos próprios erros, o aquecimento global, a falta de água, a poluição dos rios... tudo é nossa responsabilidade, por isso temos que ter conciência e certeza quando mencionamos a palavra "Sustentabilidade". Este compromisso é nosso!
Faça parte de um time "Sustentável", recicle seu lixo, jogue seu entulho em locais apropriados para aterros, não desperdice água ou energia e viva com a conciência limpa.
Após a reportagem a equipe da rádio Cultura dirigiu-se à Prefeitura de Taubaté para apresentar o problema e pedir uma solução rápida e imediata.
Materia e fotos: Fauzer Leandro
Gestor de Negócios da Fator Verde - Soluções para limpeza sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário